Páginas

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.
No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."

William Shakespeare

quinta-feira, 31 de março de 2011

Fogão de piso, de embutir ou cooktop?

Eles têm a função de tornar o nosso dia a dia mais delicioso.
É claro que o toque especial de quem faz a comida e a qualidade dos alimentos é indispensável para um bom prato. Mas, com certeza, a praticidade dos fogões auxilia bastante neste processo.
A variedade de modelos e funções desperta em qualquer um a vontade de ser um gourmet de primeira linha, mesmo que seja apenas para ter em casa uma daquelas cozinhas que aparecem apenas no cinema ou nas páginas das revistas. A boa notícia é que o aperfeiçoamento deste eletrodoméstico trouxe para o mundo real opções que adequam as necessidades de qualquer família e podem figurar tanto em um conjugado quanto na cozinha de um super chef.
Quando chega a hora de escolher, dentre três opções (fogão de piso, fogão de embutir ou cooktop) qualquer um fica indeciso!!

Eu e o namorado estamos nesse dilema, 
sem saber que tipo de fogão escolher,
eu nunca havia pensado que isso ia dar assunto para tanta conversa...
Eu adoro cozinhar, então escolher os itens da cozinha é muito importante para mim,
o namorado sempre sonhou com o cooktop, 
mas ele não sabia que casaria com alguem que adora fazer bolos, 
então o forno é essencial!
Eu não sei se o forno elétrico me atenderá,
nem se o fogão de embutir vai ocupar muito espaço na minha mini cozinha...

Antes de eleger o preferido, é bom refletirmos quais são as nossas reais necessidades,
pensando nisso, pesquisei e descobri coisas muito interessantes.

Quem é você??
Gourmet 
Você nasceu para cozinhar. O talento é reconhecido pelos parentes e colegas de trabalho. Nas reuniões de família sempre pedem para você chegar antes e dar uma forcinha na cozinha ou para levar aquela sobremesa deliciosa.
Não há dúvidas, seu fogão precisa ser completo: acendedor automático, timer, cinco ou seis bocas, dois fornos... Para decidir entre embutido ou de piso será necessário avaliar o tamanho da sua cozinha e as possibilidades de um ambiente planejado sob medida.
Para gourmets, os cooktop são recomendados apenas se houver espaço no cômodo para a instalação de um forno e, também, quando for possível dispor de modelos dominó.

Chef de fim-de-semana
Nos dias de folga seu hobby é cozinhar.
Lidar com os ingredientes, preparar o prato, sentir o aroma dos temperos faz bem para a sua alma e agrada muito quem saboreia seus quitutes. Foi com a alquimia culinária que você fez muitas conquistas e essa habilidade é motivo de orgulho.
Seu fogão precisa ser prático: com forno auto-limpante, timer e outras funções que lhe permitam se concentrar na receita e não nos possíveis problemas como intensidade da chama ou forno que não esquenta. Para você o ideal é um fogão de piso ou embutido, se o mobiliário da cozinha permitir, pois eles concentram queimadores e forno no mesmo eletrodoméstico, facilitam o trabalho e evitam pequenas distrações.

Fast - Food
Se a sua receita preferida consiste nos números de telefone do restaurante mais próximo, sua cozinha pode ser montada apenas com uma geladeira, um cooktop e um forno elétrico.
Os cooktops podem ser a gás ou a eletricidade. Os chamados fogões elétricos apresentam superfícies lisas, sem queimadores ou grades e são similares a uma chapa escura de vidro.

Qual é o seu espaço?

Antes de escolher entre um fogão de piso, de embutir ou um cooktop é muito importante avaliar o espaço que temos para montar a cozinha.
O tradicional fogão de piso oferece a facilidade de ser mudado de lugar.
Os modelos para embutir são fixos, recomendados para quem projetou uma cozinha modulada com todos os itens sob medida. Neste aspecto, os cooktops são também uma excelente opção, pois se adequam tanto em ambientes pequenos quanto grandes. É necessário apenas saber qual a real necessidade do forno. Para uma pessoa que cozinha pouco ou faz apenas o chamado trivial e dispõe de uma cozinha muito pequena o cooktop pode ser uma boa opção, economizando espaço e conferindo sofisticação ao cômodo. Um forno elétrico ou microondas pode ser adicionado em uma prateleira para uso eventual. Mas se espaço não é problema, tudo fica mais fácil. Você pode optar por um fogão de piso de 4, 5 ou 6 bocas; planejar a cozinha dos seus sonhos com um bom fogão de embutir; dar preferência aos modelos com dois fornos ou aderir a nova tendência: os cooktops modulares. Conhecidos como dominó, os cooktops modulares podem ser instalados em conjunto ou separadamente. Cada ‘peça’ oferece um tipo de queimador e pode ser acoplado a outro e mais outro de acordo com a sua necessidade. Em amplos ambientes o cooktop pode contar com o respaldo de um forno, instalado numa altura mais elevada, ideal para a postura, evitando as várias ‘abaixadinhas’ durante o processo para verificar se o alimento está no ponto.

Na hora de escolher devemos pensar na cozinha como um todo e em como o modelo do fogão pode agregar funcionalidade, sofisticação e beleza ao ambiente.
Pois mais que comida, este eletrodoméstico faz estilo!!!!

Eu continuo um um imenso ponto de interrogação atrás da orelha!!!
Por qual tipo de fogão vocês optaram??

7 comentários:

  1. Não entendia nada de fogão... rsrs

    Seu post deu uma luz... mas mesmo assim tb não sei qual escolher! :S

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha, nossa amei esse post!
    Eu escolhi cooktop e forno de embutir, mais detalhe minha cozinha é enorme!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi! vi que está seguindo meu blog!! É uma honra! e, vim aqui, passear no seu... Lindoo!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa eu comprei um cooktop a gas , agora falta comprar o forno de embutir, o problema é que eles sao tao carinhos viu...mas nao vai ter jeito tenho que comprar!
    E vou ter que fazer uma cozinha planejada , minha cozinha é pequena.

    bjinhus

    ResponderExcluir
  5. Oi, decidi por cooktop e forno eletrico. O forno eletrico de embutir ja comprei. Agora estou escolhendo o cook. Estou na duvida entre inox ou vidro... A minha tendendia esta no inox. Voce pode me dar uma
    pista ou opiniao?

    ResponderExcluir
  6. oi eu já comprei vou estalar mais estou gostando de tudo bjsss!!!

    ResponderExcluir
  7. Tire-me uma dúvida os fogões de embutir são elétrico ou pode ser a gás?

    ResponderExcluir

Eu adoro quando você comenta!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...